Operação Computadores na Sala de Aula; Operação Escola Interativa; Kit Tecnológico nas Escolas Secundárias: Com este projeto pretendeu-se diminuir as assimetrias e as limitações tecnológicas existentes nas escolas onde, na altura, o número limitado de computadores e de equipamentos de apoio, tais como quadros interativos e videoprojetores, assim com a antiguidade de tais equipamentos, constituíam as principais barreiras ao uso da tecnologia no ensino. Com o projeto kit tecnológico, as salas de aula têm os equipamentos necessários à introdução de práticas didáticas inovadoras. A utilização destes equipamentos – computadores, quadros interativos e videoprojectores – foi enriquecida com o acesso à Internet, mobilizador de recursos educativos digitais.
Operação Escola em Rede: A DGEEC efetua a gestão das redes privadas de cada uma das escolas. São mais de 30.000 equipamentos em 1.135 escolas com 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. O objetivo deste projeto consiste em alcançar, quer com a conetividade interna (a serviços e servidores), quer com a conectividade externa (acesso à Internet) todos os locais administrativos, de apoio e pedagógicos das escolas. Essa conectividade é conseguida através de vários equipamentos de acesso cablado ou por wireless.
Iniciado em 2009, o projeto “Escol@Segura”, promovido pelo Ministério da Educação, preconiza a melhoria das condições de segurança nas escolas públicas do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e secundário, através de um sistema eletrónico de segurança composto por um sistema de videovigilância e um sistema de alarmes de intrusão. É para tais sistemas que se adquiriram os serviços de segurança e monitorização remota, incluindo os serviços de piquete e intervenção em caso de incidentes de intrusão e assaltos que se verifiquem nas instalações escolares.