Consulte aqui as novas publicações da Rede Eurydice.
A Comissão Europeia acaba de lançar a edição de 2023 do “Education and Training Monitor”, um relatório que apresenta a análise sobre a evolução dos sistemas de educação e formação em toda a União Europeia (EU). O relatório reúne os últimos dados disponíveis, com atualizações sobre as medidas políticas nacionais, e contribui assim para a monitorização do quadro estratégico do Espaço Europeu da Educação (EEE).
A DGEEC apresenta pela primeira vez dados sobre as atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) nos Laboratórios Colaborativos (CoLAB).
A DGEEC apresenta a publicação relativa a alunos inscritos no ensino superior, por NUTS e município de residência (vs. localização - município - da instituição de ensino superior).
A Rede Eurydice publicou a versão portuguesa do relatório “Números-Chave do Ensino das Línguas nas Escolas da Europa | Edição 2023”, considerado um dos seus relatórios mais emblemáticos por ser aquele que relembra alguns dos grandes princípios fundadores da Europa, que assentam na minoração das fronteiras, na união dos povos e na promoção da diversidade linguística.
O #EstudoEmCasa@ divulgou o E-book e o Audiolivro Glossário de Economia, constituindo o primeiro uma publicação com a colaboração da DGEEC.
Foi publicado, no passado dia 9 de novembro, na revista Child Indicators Research, através da plataforma SpringerLink, um artigo coordenado pela Professora Marina Carvalho, com a colaboração do Diretor-Geral da DGEEC, Nuno Neto Rodrigues, que teve como base os dados do estudo “Saúde Psicológica e Bem-estar das Crianças e Adolescentes nas Escolas Portuguesas”.
A DGEEC apresenta dois relatórios com os dados atualizados das séries estatísticas, iniciadas em 2018, sobre o ingresso de alunos em cursos científico-humanísticos e em cursos profissionais, em Portugal Continental, entre os anos letivos 2012/13 e 2019/20.
A DGEEC apresenta os principais resultados do questionário “Educação Inclusiva 2021/2022”, relativos a alunos e recursos humanos e materiais, e formas de organização e de envolvimento das comunidades educativas no apoio à aprendizagem e à inclusão, na realidade das escolas públicas da rede do Ministério da Educação.
Consulte a nova publicação da Rede Eurydice.
Foi divulgado o e-book “Saúde Ambiental – Caderno de Notas Soltas IV” que integra o artigo “Desenvolvimento humano: os pilares de vida saudável e a saúde mental na interação das pessoas com ambientes físicos, sociais e digitais saudáveis e amigáveis.”, elaborado em co-autoria com o Diretor-Geral da DGEEC, Nuno Neto Rodrigues.
A DGEEC lança a 4.ª Edição do Info DGEEC, o Boletim Informativo trimestral da DGEEC.
A DGEEC publica a atualização das séries estatísticas sobre os resultados escolares no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Estas duas publicações apresentam a evolução dos principais indicadores dos resultados escolares por disciplina, e analisam o desempenho escolar dos alunos nas escolas públicas de Portugal Continental entre os anos letivos de 2011/12 e 2021/22.
A DGEEC disponibiliza a publicação “Regiões em Números 2021/2022 - Educação”, contendo informação e indicadores estatísticos oficiais relativos à educação pré-escolar, e aos ensinos básico e secundário, desagregados por NUTS e municípios.
Pela primeira vez, a DGEEC apresenta a atualização dos indicadores relativos à produção científica portuguesa em formato Dashboard (Power BI).
Foi hoje divulgado o relatório internacional do estudo Health Behaviour in School-aged Children (HBSC): “A focus on adolescent mental health and well-being”.
Consulte a nova publicação da Rede Eurydice.
Foi divulgado, no passado mês de setembro, o Relatório ETER sobre as Instituições de Ensino Superior em Portugal (período 2011-2020).
Consulta a nova publicação da Rede Eurydice.
O #EstudoEmCasa@ da Direção-Geral da Educação (DGE) divulgou o E-book “Português num minuto: dúvidas com verbos”, uma publicação com a colaboração da DGEEC.
Nova publicação da Rede Eurydice.
A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta os principais resultados do Inquérito Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior relativo a inscritos no ano letivo 2022/2023.
Publicação da Rede Eurydice.
A DGEEC disponibiliza a publicação de informação estatística "Perfil do Docente do Ensino Superior - 2022/2023", com indicadores relativos a docentes do ensino superior.
A DGEEC disponibiliza a publicação de informação estatística oficial “Perfil do Docente 2021/2022 – Análise Sectorial”, com indicadores relativos aos docentes dos seguintes grupos de recrutamento: Português, Matemática, Física e Química, Biologia e Geologia, Educação Física e Línguas Estrangeiras (Inglês, Francês, Espanhol e Alemão).
A DGEEC disponibiliza a publicação de informação estatística oficial “Perfil do Docente 2021/2022”, com indicadores relativos a docentes de todos os níveis de ensino.
A DGEEC divulga a publicação “Perfil do Aluno 2021/2022”, que inclui informação estatística oficial relativa à educação pré-escolar e aos ensinos básico, secundário, pós-secundário (não superior) e superior, ano letivo 2021/2022. Para além de dados absolutos de inscrições/matrículas e conclusões/diplomados, por natureza do estabelecimento de ensino e oferta de educação e formação, incluem-se igualmente indicadores associados a taxas de participação (de escolarização), taxas de transição/conclusão e, no caso do ensino superior, dados relativos a novos inscritos e taxas de ocupação.
Consulte a nova publicação da Rede Eurydice.
Foi publicado, no passado dia 27 de agosto, na revista Children, através do MDPI - Multidisciplinary Digital Publishing Institute (Instituto Multidisciplinar de Publicação Digital), um artigo coordenado pela Professora Cátia Branquinho, com a colaboração do Diretor-Geral da DGEEC, Nuno Neto Rodrigues, que teve como base os dados do estudo “Saúde Psicológica e Bem-estar das Crianças e Adolescentes nas Escolas Portuguesas”.
Foi publicado o Relatório Final do Peer Review a Portugal 2022.
A DGEEC divulga a publicação “Educação em Números 2023”, que inclui informação estatística oficial referente à educação pré-escolar e aos ensinos básico e secundário. São apresentados dados evolutivos de 2005/06 a 2021/2022 relativos a crianças, alunos, docentes, estabelecimentos de ensino e recursos tecnológicos das escolas.
A DGEEC apresenta os resultados provisórios sobre recursos humanos e financeiros afetos a atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal, em 2022, apurados a partir do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN22).
A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta os principais resultados do Inquérito “Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior” relativos a diplomados no ano letivo 2021/2022.
A DGEEC divulga a publicação “75 Anos de Estatísticas da Educação em Portugal” – série cronológica longa de informação estatística oficial, relativa a processos formais de educação e formação, contendo dados e indicadores sobre matrículas, resultados escolares, pessoal docente e estabelecimentos de ensino / instituições de ensino superior.
A DGEEC disponibiliza a informação estatística oficial relativa a recursos tecnológicos existentes em estabelecimentos de ensino, no Continente, ano letivo 2021/2022.
A DGEEC coloca ao dispor o InfoCursos, um Portal que permite o acesso a Dados e Estatísticas de Cursos Superiores.
A DGEEC lança a 3.ª Edição do Info DGEEC, o Boletim Informativo trimestral da DGEEC.
Consulte a informação da Rede Eurydice
Foi lançada uma campanha que apresenta o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pelos olhos dos cidadãos, pelas palavras daqueles que são impactados por este fundo estruturante.
A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência disponibiliza o 4.º relatório de monitorização do Plano de Recuperação das Aprendizagens 21|23 Escola +.
A DGEEC disponibiliza a informação estatística oficial associada ao sistema formal de educação e formação relativa ao ano letivo 2021/2022 – alunos, pessoal docente e não docente, estabelecimentos de ensino e instituições de ensino superior.
Foram lançados hoje 4 relatórios do estudo colaborativo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Health Behaviour School Aged Children (HBSC), 2021/2022 (Europa), acerca do impacto da pandemia de COVID-19 na saúde e no bem-estar dos jovens.
Nova publicação da Rede Eurydice.
A DGEEC disponibiliza a informação estatística oficial relativa ao desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular no corrente ano letivo, em escolas da rede pública do Ministério da Educação que ministram o 1.º ciclo do ensino básico.
A DGEEC apresenta os sumários estatísticos com os dados mais recentes dos Inquéritos à Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (IUTIC) na Administração Pública: Central, Regional e Câmaras Municipais. Disponibiliza-se ainda um destaque com os principais resultados de 2022 destas operações estatísticas.
A DGEEC disponibiliza dados preliminares relativos a crianças inscritas na educação pré-escolar, alunos matriculados nos ensinos básico e secundário, pessoal docente, pessoal não docente e estabelecimentos de ensino, relativos ao ano letivo 2021/2022.
No âmbito do acompanhamento e monitorização do Plano 21|23 Escola +, a DGEEC divulga os resultados do “Questionário Apoio Tutorial Específico – ano letivo 2021/22", com a publicação dos relatórios:
Foi disponibilizado online, no passado dia 23 de maio, pela IntechOpen, o artigo “A new look at psychological health and life satisfaction: a quadripartite model” (Um novo olhar sobre a saúde psicológica e a satisfação com a vida: um modelo quadripartido).