Inteligência Artificial e Ciência dos Dados na Educação
Projeto n.º: POCI-62-2019-01
Apoio no âmbito do sistema de incentivos de Capacitação da Administração Pública
Designação do projeto: Aviso N.º 01/SAMA2020/2019 - OPERAÇÕES DE CAPACITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Investimento Total: 300 000,00 euros
Apoio Financeiro da UE: 170 850,00 euros
Apoio financeiro público nacional: 129 150,00 euros
![]() |
Síntese do projeto
Descrição do projeto:Desenvolver e construir instrumentos devidamente parametrizados que permitam visualizar o retrato atual do sistema educativo e fazer análises preditivas de acordo com diversos cenários, através de interfaces amigáveis ao utilizador. Neste sentido, pretende-se desenvolver 4 modelos:
Modelo 1 - [AND] Antecipação de necessidades de docentes Objetivo: utilizar ferramentas de Inteligência Artificial para determinar o número de docentes que, de acordo com o padrão verificado ao longo de dez anos letivos (2008/09 a 2017/18), deverão vir a ser necessários em cada novo letivo, em cada Unidade Orgânica (Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada). Adicionalmente deverá ser criado um dispositivo de visualização dos resultados do modelo para uso das entidades que têm por missão intervir em algum passo da gestão dos recursos docentes (Ministro da Educação, Direção-Geral da Administração Escolar, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e Instituto de Gestão Financeira da Educação).
|
Modelo 2 - [SinATE] Sinalização de alunos que beneficiaram de Apoio Tutorial Específico Objetivo: utilizar ferramentas de Inteligência Artificial para proceder à análise das respostas abertas do questionário que tem vindo a ser aplicado aos professores tutores envolvidos no Apoio Tutorial Específico (medida política de prevenção do insucesso escolar inscrita no Despacho Normativo n.º 10-B/2018, de Organização do Ano Letivo), interligar com os níveis de sucesso escolar dos alunos e criar uma ferramenta que permita atribuir probabilidades de sucesso da medida a novos alunos abrangidos. Adicionalmente deverá ser criado um dispositivo de visualização, a disponibilizar às escolas, das sinalizações mais ou menos favoráveis quanto ao possível impacto da medida junto de cada um dos seus alunos. Modelo 3 - [AEE-ContextoUO] – Caracterização do contexto das Unidades Orgânicas para suporte à Avaliação Externa das Escolas Objetivo: caracterizar cada uma das Unidades Orgânicas que constituem a rede pública de escolas do Ministério da Educação, tendo por base algumas variáveis de contexto (tipologia de ofertas, percentagem de alunos que têm apoios da Ação Social Escolar, habilitação dos pais, estabilidade do corpo docente, tamanho das turmas, idades dos alunos). Adicionalmente deverá ser criado um dispositivo de visualização a disponibilizar junto das escolas e junto da Inspeção Geral de Educação e Ciência. Modelo 4 - [PrevProcEmpregoIEFP] Previsão do desemprego registado no IEFP por nível de habilitação Objetivo: Obter previsões a curto prazo para o número de pessoas que se registam nos Centros de Emprego do IEFP, de acordo com os respetivos níveis de habilitação (nenhuma habilitação; 1.º ciclo do ensino básico; 2.º ciclo do ensino básico; ensino secundário; ensino superior). Monitorizar os desvios entre o valor previsto e o valor real de modo a sinalizar uma eventual entrada num período de aumento do desemprego. |
Atualizado em 15 de setembro 2020