Esta rede integra os países da América Latina, Portugal e Espanha, e resulta da colaboração entre o Observatório Ibero-americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OCTS-OEI) e o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS).
No encontro realizado na cidade de Lima, em outubro de 2016, em que participaram especialistas da região e representantes dos departamentos de estatísticas oficiais do ensino superior de onze países Ibero-Americanos, foi também aprovado o Manual Ibero-americano de Indicadores do Ensino Superior, designado por “Manual de Lima” (http://www.redindices.org/manual-de-lima).
O objetivo desta Rede é recolher, periodicamente, as informações necessárias, construir os indicadores e publicar informações estatísticas comparáveis num contexto de cooperação internacional e complementando as existentes, sob a responsabilidade do Instituto de Estatística da UNESCO. Isto com o objetivo de melhorar as estatísticas de forma sustentada ao longo do tempo e definir um conjunto de indicadores que reflitam as características do ensino superior nos países ibero-americanos.
Pode encontrar mais informação no sítio da Internet da Rede IndicES: http://www.redindices.org/
Indicadores da rede atualizados em http://www.redindices.org/indicadores.
Notícias:
2021-05-31 A publicação "Panorama do ensino superior na Ibero-américa através dos indicadores da Rede INDICES", em língua portuguesa, pode ser acedida aqui.
2020-10-27 OEI lança um convite para a apresentação de artigos científicos em espanhol e português