De acordo com o preâmbulo da Portaria n.º 292-A/2012, de 26 de Setembro, a oferta de educação e formação “Cursos vocacionais” procura “(…) garantir uma igualdade efetiva de oportunidades, consagrando alternativas adequadas e flexíveis, que preparem os jovens para a vida, dotando-os de ferramentas que lhes permitam vir a enfrentar no futuro (…) [e] os desafios do mercado de trabalho”. Desde janeiro de 2014 que as escolas têm vindo a registar na plataforma informática McVocacionais, a informação detalhada sobre estes cursos, tanto no que refere a alunos, como no que se refere às empresas/instituições com as quais estabeleceram protocolos de cooperação para a concretização da “Prática Simulada” e “Estágios Formativos” previstos, respectivamente, no ensino básico e no ensino secundário.
A partir do aproveitamento da informação existente nessa plataforma, bem como nas bases de dados das estatísticas oficiais da educação, a DGEEC disponibiliza um conjunto de indicadores de caracterização dos cursos vocacionais em Portugal.
Relatório de monitorização dos cursos vocacionais (relatório preliminar, 04.09.2015)