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Missão e objetivos
O Plano Tecnológico da Educação (PTE) é o maior programa de modernização tecnológica das escolas portuguesas, aprovado em Setembro de 2007 pelo Governo.
O PTE interliga de forma integrada e coerente um esforço ímpar na infra-estruturação tecnológica das escolas, na disponibilização de conteúdos e serviços em linha e no reforço das competências TIC de alunos e docentes.
O PTE é uma oportunidade de transformar as escolas portuguesas em espaços de interatividade e de partilha sem barreiras, preparando as novas gerações para os desafios da sociedade do conhecimento.
A ambição do PTE é a de colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados em matéria de modernização tecnológica das escolas até 2010.
Objetivos | Média UE15 (2006) |
Portugal (2007) |
Portugal (2010) |
Ligação à Internet em banda larga de alta velocidade | 6 Mbps |
4 Mbps |
≥ 48 Mbps |
Número alunos por PC com ligação à Internet | 8,3 | 12,8 | 2 |
Percentagem de docentes com certificação em TIC | 25% | - | 90% |
Enquadramento
O Plano Tecnológico da Educação (PTE) mobiliza transversalmente todos os organismos centrais e regionais do Ministério da Educação e Ciência (MEC). Os dirigentes máximos dos serviços integram o Conselho de Gestão, assegurando a gestão estratégica, a coordenação e a monitorização globais da execução do Plano, com a assessoria de uma Equipa de Coordenação Executiva.
Para a operacionalização dos projetos, foram criadas Equipas PTE em todos os organismos e em todos os estabelecimentos de ensino. A Equipa de Coordenação Executiva facilita a ligação entre os dirigentes e os técnicos do ME envolvidos no PTE.
A rede de parceiros do PTE estende-se ainda:
- Aos Ministérios que tutelam estabelecimentos de ensino aderentes ao PTE (Estabelecimentos de Ensino Militares, Casa Pia, Centros Educativos e Escolas de Hotelaria e Turismo);
- Aos Municípios que aderiram ao modelo do PTE e o estão a alargar às respetivas redes de escolas básicas (1.º Ciclo);
- Às Empresas parceiras do ME nos programas estágios TIC e academias TIC.