Este inquérito é realizado no quadro do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (Programme for the International Assessment of Adult Competencies, PIAAC), um programa internacional multiciclo de avaliação das competências dos adultos promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e implementado por um consórcio internacional de entidades europeias e norte-americanas. É um dos maiores estudos internacionais no domínio da educação, sendo realizado em mais de 30 países. O estudo recolhe informação sobre as competências exigidas nos contextos laborais, as trajetórias educativas e profissionais dos participantes e a sua capacidade para utilizar as tecnologias de informação e comunicação. Adicionalmente, o PIAAC realiza uma avaliação das competências cognitivas dos participantes, com o propósito de apreciar os respetivos níveis gerais de literacia, numeracia e capacidade de resolução de problemas em ambientes digitais.
Trata-se de uma iniciativa voltada para a assistência aos governos na avaliação, monitorização e análise do nível e da distribuição das competências dos adultos, apoiando o desenho de medidas de extensão do uso de competências em contextos diversos e favorecendo, por essa via, a qualificação dos recursos humanos, bem como a equidade no acesso e participação nos mercados de trabalho e a participação cultural e educativa, fator fundamental de promoção da coesão social e territorial.
A concretização do PIAAC em Portugal é coordenada por um Grupo de Projeto, nomeado pela Secretaria de Estado da Educação e pela Secretaria de Estado do Trabalho, liderado por Luís Rothes e por João Queirós, ambos professores do Instituto Politécnico do Porto. A missão deste grupo é assegurar a coordenação e o desenvolvimento dos trabalhos previstos neste âmbito, contando, para esse efeito, com o apoio administrativo e financeiro da ANQEP, I.P. e o financiamento por parte do Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT2020). Os trabalhos de terreno são realizados pela Universidade Católica Portuguesa e pela C4G, ambas entidades selecionadas para o efeito através de um concurso público internacional.
O desenvolvimento do PIAAC em Portugal beneficia da contribuição de uma Comissão Nacional de Acompanhamento, da qual a DGEEC constitui membro integrante.
Na fase principal deste estudo serão inquiridos, nas diferentes regiões do país e ao longo do primeiro semestre de 2023, 5.000 adultos, com idades compreendidas entre os 16 e 65 anos de idade e escolhidos de um modo aleatório.
Informações adicionais podem ser consultadas nos seguintes sites:
Site do Grupo de Projeto do PIAAC