No âmbito da adoção pela Comissão Europeia do Programa de Trabalho – Horizonte Europa 2023-2024, que permitirá afetar cerca de 13,5 mil milhões de euros a ações de apoio aos investigadores e inovadores europeus, afigura-se fundamental o acesso ao portal “Financiamento e Contratos Públicos” e à participação nas Jornadas do Horizonte Europa, bem como se sublinha a importância da recente iniciativa de estímulo à participação - Programa ERC-Portugal. De igual modo, salienta-se a importância da participação de especialistas portugueses como avaliadores, cujas inscrições poderão ser efetuadas na página da Comissão Europeia.
Chama-se ainda à atenção para a consulta pública que está a decorrer sobre o passado, o presente e o futuro dos programas de investigação e inovação Horizonte da EU, que abrange o período de 2014-2027. Esta consulta, que estará aberta até ao dia 23 de fevereiro de 2023, contribuirá para a avaliação intercalar do Horizonte Europa, bem como para a preparação do próximo Plano Estratégico do Horizonte Europa para 2025–2027.
Uma vez que o Plano Estratégico determinará as prioridades europeias dos próximos programas de trabalho, é crucial a participação de todos os atores portugueses interessados nestes programas. A avaliação será um fator determinante para linhas orientadoras do período final do Horizonte Europa, por exemplo no que toca às Missões Europeias, a sua continuação e uma eventual reconfiguração das áreas prioritárias.