Este relatório Eurydice centra-se no tópico da equidade e da inclusão no Ensino Superior na Europa, analisando o atual nível de alinhamento dos sistemas europeus de ensino superior com os dez princípios e orientações acordados por todos os países do EEES (Principles and Guidelines agreed by all EHEA countries) como um plano para avançar com o compromisso de melhorar a dimensão social. O relatório contém dez capítulos, cada qual focado num destes princípios. No início de cada capítulo é apresentado o princípio relevante e as orientações correspondentes. Segue-se uma explicação sucinta sobre a relação entre os ditos princípios e orientações e a equidade, as questões metodológicas analisadas e os indicadores selecionados. Por último, são apresentados os dados recolhidos, sobretudo sob a forma de mapas. No final de cada capítulo, é apresentado um indicador do painel de avaliação que faz uma síntese do desempenho dos países europeus com base no grau de implementação das orientações específicas. Esta informação permite ao leitor obter uma visão clara do nível de atenção que os sistemas europeus dedicam atualmente à equidade e à inclusão no ensino superior. Por último, o capítulo final resume as principais conclusões do relatório. As principais fontes de informação deste relatório são recolhidas através das Unidades Nacionais da Rede Eurydice, representando 38 sistemas educativos de 36 países europeus, tendo como referência o ano académico de 2020/2021.