1. Quais os países/economias que participaram no TALIS 2018?
No TALIS 2018, participaram 48 países/economias: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina (Buenos Aires), Austrália, Áustria, Bélgica (comunidades flamenga e francesa), Brasil, Bulgária, Canadá (Alberta), Cazaquistão, Chile, China (Xangai), China (Taipé)2, Chipre3, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Federação Russa, Finlândia, França, Geórgia, Hungria, Islândia, Israel, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Malta, México, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido (Inglaterra), República Checa, Roménia, Singapura, Suécia, Turquia, Vietname
(2,3) Participação através do IEA
2. Quem foi inquirido no TALIS 2018?
O TALIS 2018 destinou-se a docentes e diretores das escolas, no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário.
Os questionários foram administrados em formato online; em média, cada questionário demorou cerca de 50 minutos a ser respondido.
Os resultados do TALIS 2018 tiveram como base as respostas de mais de 159 mil professores e de cerca de 9.300 diretores de escolas.
3. Quais foram as principais temáticas abordadas no TALIS 2018?
Entre outos tópicos, o TALIS 2018 abordou:
- a apreciação do trabalho dos docentes nas escolas, a forma e natureza do feedback que recebem, e a utilização dos resultados desses processos no reconhecimento do seu trabalho e desenvolvimento profissional.
- a frequência e o tipo de desenvolvimento profissional disponíveis aos docentes (necessidades e obstáculos no acesso à formação).
- a forma como as políticas e práticas implementadas nas escolas, incluindo a liderança escolar, moldam os ambientes de aprendizagem e o trabalho dos docentes.
- a forma como os docentes e os diretores das escolas organizam o seu trabalho e como os docentes ensinam e avaliam os alunos.
- a forma como os docentes e os diretores das escolas percecionam o seu trabalho e a profissão docente.
4. Quais os principais resultados obtidos em 2018?
As respostas obtidas no TALIS 2018 possibilitaram a recolha e a análise da informação sobre a educação em 48 países/economias. Os resultados foram publicados:
Relatório "Mending the Education Divide - Getting Strong Teachers to the Schools That Need Them Most"
Relatório com os principais resultados relativos ao 1.º e 2.º ciclo do ensino básico (nível ISCED 1) e ao ensino secundário (nível ISCED 3.
TALIS 2018 – Country Note (língua portuguesa)
TALIS 2018 – Country Note (língua inglesa)
Volume II
OCDE TALIS 2018 Results (Volume II): Teachers and School Leaders as Valued Professionals
Relatório Nacional TALIS 2018 [PDF] [XLSX] [ODS]
Vídeos TALIS 2018:
- What role does teacher collaboration play in better teaching?
- What does effective leadership look like in schools?
Volume I
OCDE TALIS 2018 Results (Volume I): Teachers and Schools Leaders as Lifelong Learners
TALIS 2018 – Country Note – Resultados
TALIS 2018 – Country Note – Análises Adicionais