O TALIS 2024 é o quarto inquérito da OCDE sobre ensino e aprendizagem, refletindo principalmente, sobre os ambientes de aprendizagem existentes nas escolas, e as condições de trabalho, crenças e expetativas de docentes e diretores.
As anteriores edições ocorreram em 2008 (25 países / sistemas de educação e formação), em 2013 (38) e em 2018 (48).
Devido ao seu sucesso e à sua contribuição relevante para a análise e desenvolvimento de políticas educativas nos países participantes, e devido ao interesse demonstrado por outros países em igualmente participar, foi decidido continuar a desenvolver o estudo pelo que, com a coordenação da OCDE, será realizada a 4.ª edição – TALIS 2024.
Entre outros aspetos, a análise cruzada dos dados permitirá:
- comparar políticas públicas adotadas nos de 54 países/economias de cinco continentes onde o inquérito está a ser realizado.
- contribuir para diminuir as falhas de informação sobre os sistemas de educação e formação dos diversos países, com enfâse nos aspetos que afetam a aprendizagem.
- dar a oportunidade aos professores e diretores das escolas, de contribuírem para a análise da educação e para o desenvolvimento de políticas educativas em áreas chave.
- gerar informação comparável a nível internacional, para aprender com a experiência de outros países e economias, possibilitando assim:
- o apoio aos países, na definição e implementação de medidas de desenvolvimento de uma profissão docente de alta qualidade;
- o apoio a docentes e diretores, na reflexão sobre as suas práticas;
- um contributo ao trabalho de investigação.
Continuidade do projeto
O ISCED 2 (3.º ciclo do ensino básico) continua a constituir o questionário core do TALIS. Igualmente se mantêm os módulos já existentes em 2013 e 2018, relativos ao ISCED 1 (1.º e 2.º ciclos do ensino básico) e ISCED 3 (ensino secundário, em que Portugal também participa).
Esta continuidade, similaridade nos questionários, e existência de questões trend que permanecem nas diferentes rondas TALIS, permite a realização de análises comparativas, tanto no tempo como entre níveis de ensino.
Novidades
No TALIS 2024, a novidade principal consiste na realização do Inquérito ao Conhecimento dos Professores (ICP) / Teacher Knowledge Survey (TKS), com o principal objetivo de identificar os pontos fortes e os pontos fracos do conhecimento geral pedagógico dos docentes do 3.º ciclo do ensino básico, incluindo potenciais oportunidades de aquisição deste conhecimento através das TIC, e de participação em atividades de indução, formação contínua e prática letiva.
Como é desenvolvido?
Em cada país / economia participante, será selecionada uma amostra de escolas.
Em cada escola serão, aleatoriamente, selecionados cerca de 20 professores, juntamente com o seu Diretor. Os professores selecionados para responder ao TALIS ISCED 2 ou ao TALIS ISCED 3 não serão os mesmos que responderão ao ICP/TKS.
Quem vai ser inquirido?
Os questionários do TALIS destinam-se a:
- docentes do 3.º ciclo do ensino básico – Estudo Principal (54 países/economias, incluindo Portugal);
- docentes do 3.º ciclo do ensino básico – ICP/TKS (8 países/economias, incluindo Portugal);
- docentes do ensino secundário (8 outros países/economias, incluindo Portugal)
- diretores das escolas onde o TALIS for implementado.
A seleção das escolas e dos docentes que participam no estudo é realizada de forma aleatória. À exceção dos pequenos países, para o Estudo Principal foi selecionada uma amostra de cerca de 200 escolas e de 20 docentes por escola em cada país, mais os docentes para o questionário ICP/TKS.
Desenho do questionário
Os questionários – distintos para professores e diretores – são elaborados por um grupo de peritos internacionais e foram analisados ao longo do desenvolvimento de pesquisas com países participantes e parceiros sociais, incluindo entidades representativas de professores na OCDE.
O ICP/TKS foi desenvolvido por um grupo de peritos internacionais, em parceria com professores e associações representativas de professores de todo o mundo. Cada questionário demora entre 45 e 60 minutos a responder e será preenchido online.
Os questionários são total e estritamente confidenciais, e os nomes dos professores, dos diretores ou das escolas jamais serão divulgados.
Resultados esperados:
À semelhança de ciclos anteriores, será produzido um Relatório Internacional para o ISCED 2 (3.º ciclo do ensino básico), com os resultados de todos os países e propostas de medidas a implementar.
Serão igualmente produzidos relatórios de análise relativos a outros níveis de ensino e a temas inquiridos no questionário, a divulgar oportunamente.
No caso do ISCED 2, será também produzido um Relatório Nacional.
Calendário:
- Piloto
Em fevereiro de 2022 decorreu a primeira fase do projeto, tendo Portugal sido convidado a desenvolver o piloto do ICP/TKS que pretendeu testar em que medida os itens dos questionários são compreendidos pelos inquiridos (docentes) num contexto de grande diversidade de configurações nacionais.
No estudo piloto realizado em Portugal, realizaram-se duas sessões com 8 docentes cada, provenientes dos Agrupamentos de escolas (AE) de Santa Maria da Feira, AE de Oliveira do Bairro, AE de Portel, AE Pedro Alexandrino (Póvoa de Santo Adrião), AE do Bom Sucesso, AE Vialonga, AE de Coruche, AE de Santa Maria dos Olivais, AE D. Dinis (Lisboa), AE Ferreira de Castro (Sintra), AE n.º 3 de Elvas, AE Nuno de Santa Maria (Tomar), AE Emídio Navarro (Almada), da Escola Secundária da Ramada e do Colégio Cesário Verde.
A DGEEC agradece todo o trabalho e empenho dos Diretores e dos Docentes das escolas que participaram no piloto.
- Ensaio de Campo
Realizado entre fevereiro e março de 2023
Em Portugal, foram selecionadas 42 escolas para participar no ISCED 2 (3.º ciclo do ensino básico) e ICP/TKS e 21 escolas para participar no ISCED 3 (ensino Secundário).
- Estudo Principal
Países do hemisfério Norte a realizar entre fevereiro e abril de 2024
Países do hemisfério Sul a realizar entre junho e agosto de 2024
- Análises de resultados e Relatório
Divulgação faseada de resultados, nos anos 2025 e 2026: Relatório do TALIS 2024 em outubro de 2025; relatório do ICP/TKS em março de 2026